Pedagogia

Telefones: (11) 3230.1169 ou 2738-4250

OBJETIVOS

A partir do perfil profissional, o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia está estruturado a partir dos seguintes objetivos:
•Formar os profissionais na área de Pedagogia, legalmente habilitados para o exercício profissional em instituições públicas ou privadas de educação escolar e não escolar;
•Credenciar profissionais aptos ao desenvolvimento da pesquisa em educação, na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico.
•Credenciar profissionais para atuar na docência da Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e das disciplinas pedagógicas para a formação de professores, na educação especial, na educação de jovens e adultos, e em outras áreas emergentes no campo sócio educacional.
•Credenciar profissionais para atuar na organização de sistemas, unidades, projetos e experiências educativas (planejamento, administração, coordenação, supervisão, inspeção e orientação educacional) do campo educacional em contextos escolares e não escolares.
•Formar profissionais capazes de: questionar a realidade, formular problemas e buscar soluções, utilizando-se do pensamento lógico, da criatividade e da análise crítica; compreender a sua atuação profissional como o exercício de cidadania consciente e crítica; compreender, de forma ampla e consciente, o processo educativo, considerando as características das diferentes realidades e níveis de especialidades em que se processam.
•Desenvolver a compreensão sobre o contexto da realidade social da escola brasileira (seus valores, representações, história e práticas institucionais) de modo a poder assumir uma postura crítica e responsável pela transformação dessa realidade, contribuindo para o desenvolvimento de novas formas de interação e de trabalho escolar.
•Estabelecer e vivenciar processos de teoria e prática, de ação reflexão ação ao longo do Curso, tomando a prática educativa como objeto de reflexão, de modo a criar soluções apropriadas aos desafios específicos que enfrenta.
•Desenvolver e avaliar projetos políticos pedagógicos, de ensino e de aprendizagem, estimulando ações coletivas na escola, de modo a caracterizar nova concepção de trabalho educativo.

Informações

• Início das próximas turmas: 2017
• Duração: 04 anos (8 semestres)
• Periodicidade: Noturno
• Vagas: 80

Perfil do Profissional

O pedagogo deve apresentar características que possibilitem:

• A reflexão sobre a realidade educacional brasileira, relacionando com seus condicionantes históricos, filosóficos, políticos, sociais e econômicos;
• O entendimento do cotidiano escolar e das relações que ocorrem no seu interior;
• O exercício da docência com competência, criatividade e autonomia;
• O estabelecimento de relações entre teoria e prática propiciando a transposição didática;
• A atuação e participação na gestão das instituições educacionais, no planejamento, acompanhamento e avaliação das propostas pedagógicas;
• A implementação de políticas educacionais;
• O desempenho da administração, coordenação, supervisão e orientação escolar nas escolas e nos órgãos dos sistemas de ensino;
• A compreensão da gestão democrática como forma de participação nas instituições educativas;
• A utilização dos recursos tecnológicos na docência e na organização da escola;
• A aprimoramento constante, por meio da formação continuada, buscando novos conhecimentos na área.

MATRIZ CURRICULAR

 

1º SEMESTRE Carga Horária
Hora/relógio
Contribuições das Ciências Sociais 36
História da Educação I 36
Língua Portuguesa 72
Pensamento Filosófico e Educação I 72
Escola e Contexto 72
Psicologia da Educação 72
Atividades Complementares I 25
Total do Semestre 385
2º SEMESTRE Carga Horária
Hora/relógio
Sociologia e Relações Raciais 36
História da Educação II 36
História Política da Educação Infantil 72
Pensamento Filosófico e Educação II 72
Prática em Educação I 72
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem 72
Atividades Complementares II 25
Total do Semestre 385
3º SEMESTRE Carga Horária
Hora/relógio
Conteúdo e Metodologia do Ensino da Geografia e História 72
Conteúdo e Metodologia do Ensino da Matemática 72
Didática I 72
Pedagogia da Educação Infantil 36
Prática em Educação II 72
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica 36
Atividades Complementares III 25
Total do Semestre 385
4º SEMESTRE Carga Horária
Hora/relógio
Conteúdo e Metodologia do Ensino das Ciências 72
Conteúdo e metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 72
Didática II 72
Prática em Educação III 72
Processos de Aprendizagem leitura e Escrita 72
Atividades Complementares IV 25
Total do Semestre 385
5º SEMESTRE Carga Horária
Hora/relógio
Arte e Educação 72
Corpo e Movimento 72
Currículo, Teoria e Prática 72
Prática em Educação IV 72
Projeto e Planejamento Educacional 72
Atividades Complementares V 25
Estágio Supervisionado I 100
Total do Semestre 485
6º SEMESTRE Carga Horária
Hora/relógio
Administração e Gestão Escolar 72
Educação de Jovens e Adultos 72
Educação Especial 72
Pedagogia nas Instituições 72
Prática em Educação V 72
Atividades Complementares VI 25
Estágio Supervisionado II 100
Total do Semestre 485
7º SEMESTRE Carga Horária
Hora/relógio
Avaliação Institucional 72
Optativa I 72
Educação, Meio Ambiente e Ecologia 72
Prática em Educação VI 72
Psicologia Institucional 72
Atividades Complementares VII 25
Estágio Supervisionado III 100
Trabalho de Conclusão de Curso I 36
Total do Semestre 521
8º SEMESTRE Carga Horária
Hora/relógio
Ética e Responsabilidade Social 72
Elaboração e Gestão de Projetos Educativos 72
Língua Brasileira de Sinais – Libras 72
Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação 72
Optativa II 72
Atividades Complementares VIII 25
Estágio Supervisionado IV 100
Trabalho de Conclusão de Curso II 36
521
DIMENSIONAMENTO DO CURSO
Estágio Supervisionado 400
Atividades Complementares 200
Trabalho de Conclusão de Curso 72
Total de Atividades Formativas 2.880
Total em hora relógio 3.552